Pandemia e Desigualdade de Oportunidades Educacionais
圆桌会议
About the Event
Esta sessão aborda a importância e o papel desempenhado pelas avaliações em larga escala no acompanhamento de políticas educacionais de promoção de equidade e o desafio atual em evitar que a Pandemia agrave ainda mais as desigualdades educacionais existentes. Serão utilizadas informações das bases de dados da Prova Brasil.
Speakers
| 名称 | 标题 | Biography |
|---|---|---|
| Ligia Gomes Elliot | Doutora | Doutora em Educação/Avaliação, pela Graduate School of Education, University of California at Los Angeles (1980) e mestre em Estudos Latino Americanos, UCLA (1979). Mestre em Educação Supervisão Escolar pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976). Graduada em Ciências Sociais. |
| Lúcia Regina Goulart Vilarinho | Doutora | Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professora Adjunta do curso de Mestrado Profissional em Avaliação da Fundação CESGRANRIO. |
| Lígia Silva Leite | Doutora | Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Doutora Em Educação - Temple University (1990) e Pós-Doutorada em Tecnologia Educacional - Universidade de Pittsburgh .Atualmente professora do Mestrado Profissional. |
| Glauco da Silva Aguiar | Doutor | Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela UERJ, mestre em Educação pela PUC-Rio e doutor em Educação pela PUC-Rio. Atualmente é professor do Mestrado Profissional em Avaliação da Fundação CESGRANRIO e Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Avaliação. |
摘要
As lições aprendidas com a urgência pelo uso do Ensino Remoto, em função da Pandemia de Covid-19, são as de que a boa qualidade do processo ensino-aprendizagem, nessa modalidade, depende basicamente de três fatores:
(a) Formação continuada do Professor e uso das novas tecnologias;
(b) Alunos com condições de acesso às TDIC e rede de wi-fi, em casa e na escola;
(c) Motivação do aluno para participar das atividades remotas. A Metodologia utilizada não pode ser a mesma do Ensino Presencial.
A experiência com o ensino remoto não deve morrer quando a pandemia terminar. Ela deve continuar presente na escola para que os professores possam se aperfeiçoar, criando novas metodologias ajustadas às potencialidades das TDIC e dos alunos, tudo isto desenvolvido colaborativamente. Talvez aí possamos ter um ensino híbrido.